Descrição dos principais processos de impressão:

 

ECOLABEL HEAT TRANSFER

O HEAT TRANSFER é uma modalidade de decoração de peças plásticas que possibilita uma alta qualidade de impressão, com processo limpo, rápido e refugo praticamente inexistente.

O processo de decoração divide-se em 2 momentos distintos:

  • Impressão da imagem em um filme na forma de uma etiqueta ou rótulo personalizado, que é feito em máquinas impressoras rotativas flexográficas ou rotográficas de alta qualidade, normalmente com  8 estações de cores.
  • Decoração da peça plástica que é realizada em uma máquina de termotransferência que utiliza os filmes impressos, cujas imagens são transferidas para as peças através de calor e pressão.
  • O tempo de setup na gravação é rápido (de 5 a 10 minutos) e não gera resíduos não recicláveis por ser um processo "seco".

 

DRY OFF SET

Os equipamentos de impressão Dry off set realizam a impressão diretamente sobre as peças, via de regra, cilíndricas,  utilizando diversas unidades de impressão para essa finalidade. Normalmente esses equipamentos possuem de 4 a 8 cores.

Esses equipamentos são rápidos, tem e boa qualidade de impressão para imagens em traço, mas não conseguem bom resultado em imagens que requerem qualidade fotográfica nem para impressão em peças coloridas, pois a cor branca não dá uma boa cobertura como fundo para as demais cores.

O tempo de setup é relativamente alto, fazendo com que esse tipo de impressão seja mais adequado a grandes tiragens.

 

SERIGRAFIA  OU  SILK SCREEN

É um processo de impressão realizado através uma tela, normalmente de  nylon ou poliéster, gravada com a imagem que será utilizada, a qual é esticada sobre um "quadro" em madeira ou aço e inserida no equipamento para a aplicação da tinta.

A aplicação da tinta é feita através da pressão de um rolo ou puxador que passa por toda a superfície da tela, transferindo para a peça a imagem gravada na mesma.

Esse processo possibilita uma alta cobertura de tinta, mas não consegue imprimir com qualidade fotográfica, pois os pontos de impressão são maiores que o dos demais processos produtivo e o registro entre cores, principalmente quando a impressão é realizada com mais do que uma entrada em máquina.

Esse tipo de impressão, quando é realizado por máquinas não automáticas, que é o normal no mercado, é mais adequado para pequenas tiragens de impressões em traço.

 

AUTO ADESIVO

Os rótulos auto adesivos são impressos normalmente em máquinas flexográficas, que possuem qualidade de impressão fotográfica, embora possam ser também impressos em outros processos.

A impressão é realizada sobre um filme ou papel adesivado, que está sobre um liner (suporte protetor do adesivo) em filme ou papel com superfície siliconada.

A imagem impressa é destacada e colada na peça/frasco. O  liner siliconado e recortes do filme adesivado são descartados. Esses materiais descartados não são recicláveis por estarem contaminados com adesivo e silicone.

A peça onde foi aplicado o Auto Adesivo somente poderá ser reciclada após a remoção do mesmo e dos resíduos de adesivo que ficam na peça. O rótulo removido não é reciclável.

 

Voltar para o Comparativo de Processos.

Tags: impressão, decoração, processo, peças, imagens, qualidade, cores, equipamentos, tempo, setup